
"Cansei de comer aliança" - Frase sem sentido para quem não começa a filosofar sobre ela. Essa frase surgiu numa quarta-feira, no período da manhã enquanto dois alunos copiavam umas questões de história na sala de aula (eu e meu amigo), quando um virou para o outro e disse:
- Tá vendo alí naquela parte da lousa: "Como as alianças entre os Estados, e blá blá blá? Imagina alguém dizendo: "Eu como alianças".
Claro, uma piada TOTALMENTE SEM GRAÇA. No começo eles disseram que a piada era horrível, mas depois os dois alunos começaram a filosofar em cima dessa frase.
O garoto que ouviu a frase, disse:
"Mas se você for ver bem, a aliança é uma crítica ao capitalismo. Porque estamos cansado de comer alianças. Ou seja, a aliança representa o dinheiro, o capital, e mesmo possuindo desigualdade social e dizem que temos liberdade de expressão, é uma mentira". E começamos a entrar numa filosofia do capitalismo e socialismo.
A classe trabalhadora é uma classe oprimida, geradora de riqueza social sem direito dela desfrutar, resultando em : falta de propriedade privada, o lucro capitalista, exploração do trabalho e a desigualdade econômica social e política.
O socialismo possui tudo como: moradia, alimentação, transporte, saúde e outros direitos sociais. Porém a pessoa perde sua liberdade de expressão e a troca por tudo isso. O capitalismo não é diferente. Nós realmente temos liberdade de expressão num país capitalista? Você pode expressar realmente TUDO que envolve seus direitos?
Pois bem. Diante de tudo isso, eu estou cansado de COMER ALIANÇAS!