quinta-feira, 14 de abril de 2011

Filosofia: Marginalização [Parte 1]


O que é marginalização? O que são pessoas à margem da sociedade? Por que é empregado o termo 'marginal' ao indivíduo?
Esse é o tema que pretendo trabalhar no projeto de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) que acontecerá na minha escola, servindo como um treino para a faculdade.

Basicamente, marginal é aquele que não participa da sociedade como um todo, excluído, afastado, rejeitado etc.

Marginalização nada mais seria do que uma discriminação, exclusão de um indivíduo que não compartilha as mesmas qualidades de vida, acessos e benefícios. Exemplo: mendigos.

Marginalização e exclusão estão totalmente ligados, não sendo assim um aspecto pessoal e sim social. Confira outra definição no texto abaixo sobre exclusão:

“... uma impossibilidade de poder partilhar, o que leva à vivência da privação, da recusa, do abandono e da expulsão, inclusive, com violência, de um conjunto significativo da população - por isso, uma exclusão social e não pessoal. Não se trata de um processo individual, embora atinja pessoas, mas de uma lógica que está presente nas várias formas de relações econômicas, sociais, culturais e políticas da sociedade brasileira. Esta situação de privação coletiva é que se está entendo por exclusão social. Ela inclui pobreza, discriminação, subalternidade, não equidade, não acessibilidade, não representação pública..." (Aldaísa Sposatti, 1996 - Assistente Social, Secretária de Bem Estar Social da Prefeitura de São Paulo neste período).

A discriminação passa por diversos pontos de preconceito, ocasionando alguns exemplos de marginalização. A pobreza é um dos principais meios por onde ela passa, a rejeição, o desrespeito e a intolerância aos pobres que não desfrutam dos mesmos bens materiais e simbólicos que a sociedade cria. Fora que esses casos isolados não tem o acesso e participação ativa quando se trata de questões políticas, não possui a vantagem de interferir no papel do Estado para que sua situação melhore significativamente.

[Esse assunto será tratado em partes, ou seja, em vários posts. Fique ligado!]

Nenhum comentário: