terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Bon Jovi – Uma banda cristã?



Muitos fãs da banda e outros que provavelmente amam essa mania de associar o rock ao satanismo podem discordar, evidentemente por também associarem Bon Jovi á bandas satânicas como Guns N’ Roses e Kiss (até mesmo outras da década de 80). Mas eu tenho total convicção de que são cristãos. Não é apenas uma dedução, pois existem provas concretas que merecem e devem ser analisadas.

Vamos começar com uma frase do vocalista, Jon Bon Jovi: "Se existe alguma coisa em que todos nós acreditamos é em Deus. Sou católico. Bem, não machuca ninguém acreditar em Deus..."

Eu já poderia terminar de escrever por aqui, não acha? Mas vou continuar, para intensificar minha opinião.

A maior prova de que a banda é cristã está nas músicas, principalmente em "Living On a Prayer, Keep The Faith, Welcome To Wherever You Are" e muitas outras que insistem em falar da paz e principalmente o amor, como na música "Born To Be My Baby". (Confira as letras, vai concordar com o que estou querendo dizer).


Existem algumas músicas deles também que acabam entrando numa certa ironia, como: "Something To Believe In" ou "Hey God", letras que muitos acabam se identificando algumas vezes em momentos de incerteza. O que não significa que ele esteja pregando contra Deus. Alguns críticos, a maioria deles pastores, bispos ou até mesmo ateus (que muito pouco conhecem da carreira da banda por sinal) aproveitam disso para dizer: “São satanistas, está vendo?”. Primeiro que para você usar o nome de algo em prol de uma crítica, deve conhecer muito bem antes. Usar de argumentos que saíram ali, na hora, não vale a pena ganhar crédito. Você leitor, tome muito cuidado com o que lê de imediato nos blogs por ai, tenha a certeza de que o autor do texto saiba do que está falando, independente se ele for filósofo, sociólogo, jornalista, ou até mesmo o papa. Bom, voltando ao assunto, exatamente nessa fase das letras “revoltosas” deles, Jon e a banda entraram nesse momento questionador, esperando respostas de Deus ou de algo para se agarrar, algo para acreditar. Ambas as músicas representam o lado mais “sombrio” e amargurado da banda, o que não voltou a acontecer de 2000 para frente. Aqui vai um trecho interessante de uma matéria no site “http://whiplash.net":

“These Days” (1995) é um álbum que a banda demonstra não gostar de tocá-lo nos shows e muitos fãs não conseguem entender isso. Eu nunca soube de onde a banda tirou inspiração para compô-lo, afinal o Bon Jovi estava passando por uma excelente fase com reconhecimento da indústria fonográfica pelos seus 10 anos, marcado pelo lançamento da coletânea Crossroads em 1994. Além disso, havia o reconhecimento por parte da crítica pelo fato da banda ter sobrevivido bravamente ao Grunge e, mesmo assim, Jon Bon Jovi e Richie Sambora escreveram as letras mais tristes que a banda já havia lançado àquela altura.
Até o próprio Jon Bon Jovi reconheceu mais tarde que não entendia o significado de todas aquelas letras, àquela altura de sua vida. Há uma tristeza, dor e desespero que não se espera de um álbum da banda.


“Nós cristãos também passamos por decepções de vez em quando, decepções por parte de pessoas ou de circunstâncias adversas...”
“... Às vezes, Deus sacode Seus filhos e os submete à prova de fé. Então, quando sobe o sedimento escuro em nosso coração, podemos reconhecer o que há em nós. A fé precisa ser provada pela obediência. Está escrito claramente em Êxodo 15.25, que o Senhor provou Seu povo...”
(Fonte: www.apaz.com.br).


Citando a letra da música “Love’s The Only Rule”, Jon deixa claro algo que na Bíblia também já se ouviu muito falar, que não devemos julgar o próximo. “Você tem os seus pecados, eu tenho os meus”, é o que afirma a letra e nos mostra realmente que todos erramos, todos pecamos, quem somos para julgar alguém? Estamos vivendo em um mundo cercado de dúvidas e lutas constantes a cada dia. Passamos por problemas difíceis e provas que Deus coloca em nosso caminho, o que nos faz entrar em questionamentos. Eu confesso que já passei por isso quando perdi o meu avô, dias e noites remoendo o fato da morte ter visitado minha família pela primeira vez. E cheguei mesmo a pensar se Deus estava realmente olhando para mim naquele momento de dor e sofrimento, mas tive que ir aprendendo com o tempo e aceitando, pois o mesmo Deus guiou Moisés e seu povo no deserto, dando-lhes águas amargas para beber, para que então depois pudessem beber a água doce.

Enfrentei momentos difíceis na minha vida e muitas músicas da banda me ajudaram a me reerguer, como "Everyday", "Bounce", até mesmo uma das mais conhecidas deles "It's My Life". (Mais uma vez, é bom conferir as letras para entender).

Se uma banda insiste na mesma tecla do amor, da paz e felicidade, é porque acreditam em Deus sim! Pois Deus é amor, Deus nos proporciona paz e alegria! Como novamente podemos ver na música que havia dito: "Love's The Only Rule" (o amor é a única regra), em uma versão ao vivo, o próprio cantor Jon Bon Jovi prolonga a música cantando "aleluia, aleluia". (Confira abaixo)



Sem contar é claro, das vezes que ele cantou "Hallelujah", uma canção muito linda feita por Leonard Cohen. Aproveitando as citações de amor, na música “What Do You Got?”, a letra nos mostra um questionamento à respeito do que formamos hoje em dia, de quem somos, do que estamos vivendo mas deixando o amor de lado. “O que você tem, se não tem amor?”.


Ao que diz respeito de associarem bandas de rock (inclusive Bon Jovi) ao satanismo e como disse lá no começo sobre “Guns N’ Roses” e “Kiss”. Durante toda a carreira da banda, desde 1983, a banda nunca teve laços ou pactos com os queridinhos Axl Rose e Slash. Aliás, Axl Rose em um show ao vivo zomba do vocalista Jon Bon Jovi por ter sido confundido com ele uma vez. Prova disso? O vídeo tá aí embaixo.



Fora que na década de 90, Guns N’ Roses estava precisando de um baterista e convidaram Tico Torres (baterista do Bon Jovi) para entrar na banda. Ele recusou, afirmando que não sairia da melhor banda do mundo.
Quanto à banda “Kiss”, existe uma enorme repercussão ao fato de se apresentarem como verdadeiros satanistas e acabam incluindo outros músicos do rock clássico nesse meio. Pois os “Bons” não estão nesse meio, muito menos se envolvem com o Kiss. O guitarrista Richie Sambora antes de estourar no Bon Jovi, participou de uma audição para tocar no Kiss, mas, por achar que a banda não se adequava a suas expectativas como musico, pois possuíam influências e gêneros diferentes, não entrou na banda. (Fonte: Wikipédia). Ainda tem coragem de colocar a banda no mesmo saco só por que são da mesma época?

Sou fã da banda. Não os idolatro, pois na bíblia mesmo Deus abomina a idolatria. Mas são grande inspiração para mim e as letras sempre costumam me colocar para cima, além da qualidade instrumental que me deixa de queixo caído. Sou músico, toco violão e guitarra há quatro anos e no meu aprendizado Bon Jovi foi fundamental. Nasci num lar cristão, tenho conhecimento da palavra de Deus, estou com meus olhos voltados para as coisas boas, para o que possa engrandecer o nome do Senhor. E essa é a minha opinião sobre uma das maiores bandas da história, Bon Jovi.


Para finalizar, quero deixar um trecho da música "Welcome To Wherever You Are" e também o vídeo:

"Quando você quiser desistir e o seu coração estiver prestes a se partir, lembre-se que você é perfeito, DEUS não comete erros"

22 comentários:

Anônimo disse...

boa matéria

Anônimo disse...

boa matéria

Rogério disse...

Boa matéria, mas preciso discordar em você no tocante a opinião de evangélicos sobre Bon Jovi... Sou evangélico, sempre gostei de bon jovi e nunca achei que ele ou a banda fosse satanista e nem mesmo ouvi comentários de outros evangélicos sobre tal colocação. Ao contrário, ele e a banda tem sido muito adimirado pela musicalidade e sua linda voz e pelos excelentes arranjos que criam. Se algum evangélico fez tal comentário, provavelmente seria um caso isolado. Não julgue no geral coisas que são eventuais, não é legal. Quanto a banda, sempre gostamos de bons sons!

Nunes disse...

Não mim tenha por irritante nem por louco, mas discordo das suas afirmações, vamos começar pela ultima frase proposta por você: "Quando você quiser desistir e o seu coração estiver prestes a se partir, lembre-se que você é perfeito, DEUS não comete erros"

Vejamos o que diz Tiago:
Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. Tiago 3:2

o único perfeito foi Cristo, nós lutamos para ser, mas só seremos quando formos arrebatados,

Jesus em uma das sua palavras ele falou:

Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mateus 15:8

Acreditar em Deus, não quer dizer que é cristão (vai ser salvo), crer em Deus até o DIABO CRÊ que estremesse, quando passamos a nos espelhar nessas pessoas é está ligado a embaraços, pois Deus nos criou para sua adoração, pode ser qualquer cantor ou banda, SE NÃO ADORAR A DEUS E EXULTAR O SEU NOME, A PALAVRA DE DEUS É RETA, não deixa DÚVIDAS, UM SERVO OU ADORA A DEUS OU NÃO ADORA A DEUS, E AS MUSICAS DESSE RAPAZ, NÃO ACHEII UMAAA QUE SEJA DE ADORAÇÃO A DEUS.

Sei que você quer justificar que o ele é de Deus, as musicas são de Deus, mas concordo com vc, ele é de DEUS todos somos, mas ele NÃO ADORA A DEUS, falo isso sem medo de errar mesmo sem conhecer, pois a árvore se conhece pelos frutos.

Unknown disse...

Sei que a matéria é antiga, mas não podia deixar de esclarecer algo: o autor é muito inocente,tolo até certo ponto. Na música 'Blaze of glory' Bon Jovi diz: I´m a devil´s son - eu sou filho do diabo; ele mesmo declara isso em sua música. Em outra música de Bon Jovi, Homebound train, ele declara com todas as letras: When I was just a boy the devil took my hand, took me from my home. He made me a man - Quando eu era apenas um menino, o diabo me pegou pela mão e me tirou de casa. Ele me fez virar um homem. Precisa dizer mais alguma coisa?Isso não é mensagem subliminar, é confissão mesmo!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Deixe de ser otário cara, e vc sabe quem é de Deus e quem não é. Tem um monte de "metido a santo, com bíblia de baixo do braço" que é o próprio demônio: Estes pastores que tomam dinheiro dos fieis e vivem no LUXo enquanto os fieis tem vida miserável e agora o tal do Cunha deputado corrupto... Vc acha que um ladrão destes é de Deus? Deixe de hipocrisia. Neste caso só DEUS para saber e julgar. vá procurar um trabalho e estudar e pare de falar asneira. Eu amo o Bon Jovi e ai de algum otário vir falar que sou do demônio....gente sem o que fazer, cabeça OCA!!!!

Unknown disse...

o mesmo vale pra padres e etc....

Unknown disse...

Adorei a matéria. Amo o Bon Jovi!!!

Luis disse...

Otima Materia! Antiga porem muito atualizada... é obvio que algumas pessoas iriam discordar da sua materia, mas não dê ouvidos a essas pessoas...
Sempre tive a certeza que eles eram cristãos, não só por Hallelluya, mas por outras musicas deles, quer outro exemplo???
Na musica THANK YOU FOR LOVING ME, Bon Jovi deixa claro de quem está falando...na parte da musica onde ele fala: "You pick me up when I fall down / You ring the bell before they count me out / If I was drowning you would part the sea / And risk your own life to rescue me...", ele diz claramente sobre Deus... olha a tradução: "Você me levanta quando estou caído / Você soa o alarme antes que eu fique fora / Se eu estivesse me afogando você separaria o mar / E arriscaria sua própria vida para me resgatar..."
Desculpa, mas ninguem mais do que DEUS para levantar o que está caido ou abrir o mar para aqueles que o amam não se afogarem... então meu amigo, PARABENS MAIS UMA VEZ PELA MATERIA...
E que Deus continue te usando dessa maneira mesmo!
Deus Abençoe!

Concursos & Agronomia disse...

Amado autor, eu também tinha o Bon Jovi como ídolo na adolescência. Meu carinho por ele como ser humano continua. Mas o meu 'ídolo' hoje é Jesus.

DanBZ disse...

Cara acorde pra vida. Gosto muito das músicas do Bon Jovi mas dizer que ele é cristão é um absurdo. Ele é da maçonaria é um dos lideres da Ordem DeMolay. É logico que ele tem que passar a imagem de boa reputaçao, filatropico e que si importa com a humanidade assim como todos os Maçons.

Unknown disse...

É interessante como me identifiquei com seu texto, com sua história de vida. A música (não Bon Jovi claramente) me ajudou a passar por tudo, e Deus claro. Sabe, é muito triste em algumas bandas, que em suas letras, tocando instrumento perfeito como a guitarra, faça músicas para baixo e que não elevam o espírito daquele que ouve. É lindo quando você escuta uma música que esbanja talento de todos aqueles envolvidos, e que te deixa feliz em escutar e saber aquilo que o cantor quer te passar. Por exemplo, a música Livin' on a prayer, fala da vida em família, fala do amor entre o homem e uma mulher, que os faz passar por cima de dificuldades. Músicas assim nos faz acreditar no amor, coisa que o mundo hoje em dia torna difícil, mas em movimentos sutis, Deus vem e faz você voltar a acreditar, e não por coisas que acontecem, mas nos dando fé para acreditar que o amor vencerá e que a mim reserva também o amor dito nesta música. Me preocupo muito, se irei ou não conseguir um amor assim, a prova de balas e do que vier pela frente.

Anônimo disse...

o diabo tanbem pode se tornar anjo de luz para enganar as pessoas.Mais eu adimiro muito Bon Jovi pra min e a melhor banda do mundo nasceu na data que eu nasci a banda tem letra principalmente a musica santa fe essa musica abre uma visao e que devmos crer n termos uma fe cega mais acreditar em Deus

M.E.L.O disse...

Bom mais a pesquisa a música blazer of glory

Unknown disse...

Blaze of glory me deixa bem intrigada. Profundamente satânica.

Unknown disse...

O Jon é demolay que é patrocinado pela maçonaria, nas eu amo ele

Unknown disse...

So sei que nada sei!

Unknown disse...

Mais o cara canta muito bagulho e louco!

Anônimo disse...

Por suas respostas se vê a santidade ..não edificou ninguém

Anônimo disse...

Julgar o musico por uma musica q ele é satanista é complicado..tem varias musicas boas !! Mas banda crista nao é ! Tem musicas. Que falam de crises internas..etc...quem nunca se achou mau..pior ser humano....aas musicas as vezes retratam isso..e cá entre nos o genero humano tem tido um comportamento bem " diabolizado " como retratado em uma letra de musica de bom jovi...um verdadeiro caim...

Anônimo disse...

Eu sou fã da banda ,antes da conversão a Deus e depois.top